top of page
Buscar

Lavagem nasal na infância - devo ou não fazer?

  • Foto do escritor: Laura Sefair
    Laura Sefair
  • 27 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 19 horas


A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% serve para desobstruir o nariz e eliminar as impurezas e a secreção nasal.


Lavar o nariz diariamente facilita a respiração, previne e minimiza os riscos de resfriados e diminui as crises de rinite. Ela também ajuda a umidificar a mucosa nasal, aliviando os sintomas causados pelo ressecamento. Recomendo que todas as pessoas que moram em cidades secas ou poluídas, ou que sofrem de algum grau de rinite, lavem o nariz todos os dias, mesmo se não houver sintomas nasais!


A lavagem nasal pode e deve ser feita já nos bebês. Quanto antes você começar a fazer a lavagem, mais adaptado o bebê estará quando tiver um resfriado, por exemplo, e precisar lavar mais vezes ao dia e com mais volume.



Devemos lembrar que crianças pequenas não sabem assoar o nariz. A lavagem ajuda desde o nascimento a remover impurezas e catarro do nariz do bebê, melhorando a respiração e o sono.




Mas a lavagem nasal deve ser feita igualmente em todas as idades? Não! A quantidade de solução fisiológica e a forma de lavar o nariz varia conforme a idade:


- 0 a 6 meses: seringa de 1-3 ml, conta-gotas ou spray nasal


- 6 meses a 2 anos: seringa de 5 a 10 ml ou spray nasal de jato contínuo


- 2 a 6 anos: seringa de 20 ml ou garrafinha nasal infantil (capacidade máxima de 120 ml, mas não é necessário usar todo o volume de uma só vez), spray nasal de jato contínuo


- Maiores de 6 anos e adultos: seringa de 20 ml ou mais, garrafinha nasal (capacidade máxima 240 ml)


Alguns lembretes importantes:


  • As quantidades listadas acima ainda sofrerão variação de acordo com o estado em que o paciente se encontra, assim como a frequência de lavagem. Quanto mais secreção houver, maior a quantidade de solução usada, respeitando os limites acima, e também maior será a frequência da lavagem.



  • Em cada lavagem ainda pode ser necessária mais de uma aplicação com o método escolhido, para uma limpeza adequada.



  • Para o uso de seringa ou garrafinha, lembre-se de nunca fazer pressão na aplicação e realizar de forma suave.



Aqui está uma recomendação de forma genérica. As condições de cada paciente devem ser levadas em conta e ajustes podem ser necessários!




 
 
 

Comments


bottom of page