Roncos na infância
- Laura Sefair
- 27 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: há 13 horas
O ronco é o som causado pela vibração das paredes da garganta durante a respiração. Tanto em adultos quanto em crianças, roncar não é normal! Em bebês e crianças, o ronco ocasional é comum, mas pode indicar problemas respiratórios, como:
Aumento de amígdalas e adenoide
Rinite
Sinusite
Obesidade
O ronco por si só traz o incômodo do barulho, que pode atrapalhar o sono de outras pessoas que dormem no mesmo ambiente. Mas o grande problema é que o ronco também pode estar associado à síndrome da apneia obstrutiva do sono, que consiste em pausas respiratórias durante o sono, levando a um sono agitado e de má qualidade. Além disso, a criança que ronca muitas vezes passa a maior parte do tempo respirando pela boca, o que também não é saudável. Todos esses fatores podes trazer vários prejuízos para a criança, tais como:
Alterações no crescimento facial (face alongada, alteração no céu da boca, maxila mais estreita, mandíbula mais para trás, mais chance de desvio de septo)
Problemas na formação na arcada dentária e mais chance de uso de aparelhos ortodônticos
Dificuldade na concentração e hiperatividade
Baixo rendimento escolar
Alterações no comportamento
Essas consequências podem ser evitadas se a criança que ronca for bem avaliada. Assim, é possível tratar de forma adequada a causa. O tratamento pode variar desde lavagem nasal com soro fisiológico, medicações nasais, redução do peso, cirurgia de retirada de amígdalas e adenoide, e até memso outros tipos de cirurgias na garganta e no nariz. Em raros casos, ainda pode ser necessário o uso de uma máscara respiratória durante o sono, chamado CPAP, que é mais comumente necessário em adultos.

Комментарии